Evolução das compras online nos últimos 10 Anos
Nos últimos dez anos, o comércio eletrônico (e-commerce) transformou-se em uma parte essencial da economia global, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças nos comportamentos dos consumidores e o crescente avanço e acesso à internet e dispositivos móveis. A pandemia de COVID-19 acelerou ainda mais essa tendência.
Em 2012, o valor das vendas globais de e-commerce era de $1,058 trilhões de dólares. Em 2022, esse valor atingiu cerca de $5,7 trilhões de dólares, num aumento de mais de 438% em dez anos. Isso ocorreu paralelamente ao aumento de usuários de internet. Em 2012, havia cerca de 2,5 bilhões de usuários e em 2022, esse número cresceu para aproximadamente 5 bilhões de usuários, cerca de 63% da população global.
Outro fato relevante é que em 2012, a participação das vendas de e-commerce realizadas através de dispositivos móveis era de cerca de 10% e em 2022, esse número aumentou para 72%.
Destaca-se também que a pandemia de COVID-19 acelerou o crescimento do e-commerce com as medidas de isolamento e o fechamento de lojas físicas. Diante disso, muitos consumidores se voltaram para as compras online. Somente em 2020, e-commerce global cresceu 27,6%, enquanto diversos setores do varejo tradicional sofreram declínios significativos.
Comentários
Postar um comentário