Anúncios golpistas em redes sociais
São muito frequentes anúncios golpistas nas redes sociais, mas com atenção e conhecimento, é possível identificar e evitar essas fraudes. Medidas como verificar a reputação do vendedor, analisar cuidadosamente os anúncios e usar métodos de pagamento seguros são passos essenciais para se proteger. Em caso de fraude, aja rapidamente para diminuir os danos financeiros.
As redes sociais como Facebook, Instagram, Tik Tok, X e outras plataformas são ferramentas poderosas para empresas alcançarem clientes e vender seus produtos. Contudo, se tornaram um grande palco para golpistas criarem anúncios fraudulentos e assim enganar consumidores desavisados. Mas como identificar anúncios golpistas? Fique atento às características deles:
Preços muito baixos em comparação com o mercado.
Promoções urgentes, em que a oferta termina em poucas horas.
Poucas informações sobre o produto, sem detalhes
Texto ruim com erros gramaticais e ortográficos
Links Suspeitos: URLs que não correspondem ao nome da empresa ou que parecem estranhas.
Dicas:
Pesquisar as imagens do produto usando a busca reversa de imagens (por exemplo, o Google Imagens) para ver se são fotos roubadas de outros sites.
Ver se a URL do site vinculado ao anúncio corresponde ao site oficial da empresa.
Sites legítimos geralmente fornecem informações detalhadas de contato, endereço físico e número de telefone. E também políticas claras de devolução e garantia.
No caso de você cair em um Golpe, denuncie a rede social onde o anúncio foi encontrado e bloqueie o perfil do vendedor. Informe sobre a transação fraudulenta para tentar reverter o pagamento com seu Banco, fazendo também um boletim de ocorrência, que pode ser online, e eles costumam exigir isso. Registre também uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
.
Comentários
Postar um comentário